sábado, 2 de abril de 2011

Um grito de protesto!

Que eu ando afastada, todo mundo notou. Mas o porquê... Bom, simplesmente porque esse ano estou em uma escola mais forte. Resultado: horas e horas de lições e estudo. Pois bem, lá estava eu fazendo lição de Gramática: reescrever três parágrafos de um determinado texto, respeitando as regras de ortografia vigentes. Quando comecei a fazer, puxa, que raiva que me deu! Resolvi postar sobre. O texto se chama "Jogos de comunicação" e foi feito por Antônio Prata. Leiam.

≠s d comunikssaum

por Antonio Prata

A 1ª vz q abri o e-mail e dei de kra c/ uma msgm assim, naum entendi nd. Pnsei q era pau do outlook, pblma do cputador. Naum, nd dsso: era soh + uma leitora da KPRIXO que flava essa stranha lihngua da internet. Como a kda dia que passa, rcbo + msgs nesse dialeto sqzito, percbi q, ou aprendia eu tb a tklar assim, ou fikava p trahs. Na natureza nd c perde, nd c cria, td c transforma: tinha xgado a hr de eu tb me transformar.

Minha 1ª atitud foi tklar para Ehrika, uma garota que screv nessa lihngua, e prgntar como eu fazia p aprendr. Ela flou o sgte: “tipo_eh soh trocar CH por X, Ç por SS, H em vez de acento (é /eh; só/soh) e comer o máx d letras possihvel. Entendeu?” O q naum entendo eh pq tnta complicassão. Era taum fahcil scrver o bom e velho port_ Pgntei p o Joaum, 1 primo meu q screv ateh poemas desse jto: pq as pssoas estaum screvndo assim? Ele me garantiu q era pq era + fahcil. Serah? Olha soh, Joaum, Ehrika e td mdo: p tklar naum, uso 4 tklas. Para tklar não, tb uso soh 4. Eh =, ueh?! Kd a facilidad? (...)

Sei lah pq, + tenho minhas nohias. Serah q os garotos e garotas q passm o dia todo tklando assim, na hr que tiverem que screvr uma redação em port nrmal, vaum conseguir? Meu medo eh q os garotos e garotas, acostumads a essa forma de comunikssaum, tenham dfculdads c/ as outrs. Afnal, a histohria da humanidad estah tda em livrs, escrts com o portugs culto, cheio de vogais, acentos, vihrgulas, pontos e tdo+. Ou serah que, no futuro, os livrs vaum ser traduzids para a internet? (...)

Serah? Sei naum.,. Tvez eu seja antiquad, 1/2 pessimista, + gost da nossa lihngua e de tdos os pqnos dtalhes. Screvam como quiserm, c comuniquem na lihngua da internet, em cohdigo Morse ou c/ hierohglifos egihpcios, dsd q, d vz em qdo, abram um livro desses antigos, q usam acentos, e dehem uma lida. Tvez d + trbalho do q tklar no msnger, no ICQ ou num chat. + garanto que eh do kct.

Bjs, []s e ateh a prohxima edissaum.

Ass. Antn Prt!

Leram? Agora parem pra pensar no que vocês leram. Voltem todas as suas mensagens e tudo o mais: quantas pessoas vocês conhecem que escrevem assim? Que elas existem, sim, eu sei, mas daí para dizer que todo o mundo escreve desse jeito, não dá! É muito fácil, inclusive, perceber as incoerências no próprio texto: se ele escreve "naum", porque não escreve "complicassaum"? Se, de fato, o objetivo é escrever como nós, adolescentes preguiçosos, para que as pontuações, as letras maiúsculas? E não é só esse texto que eu já li sobre como nós não sabemos escrever na internet. Não sei as redes sociais em que vocês freqüentam, mas para mim, quem escreve errado é zoado até a morte. Alô, adultos que pensam como esse: não generalizem. Por incrível que pareça, nós escrevemos e lemos sim - se não, por que teria tanta gente que leu toda a série Crepúsculo? Parem de falar sobre a nova língua que criamos e como ela não deve ser usada na prova, porque a maioria de nós sabe disso! Obrigada.

Um comentário:

  1. Vi seu texto na minha apostila kkk
    Você ta sabendo que foi publicado em um livro né?

    Concordo sobre esse autor.Nada a ver Mds ;-;

    ResponderExcluir