quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Doctor Who - Tradução

Hoje eu decidi escrever sobre uma série britânica que eu realmente gosto chamada "Doctor Who". Dividirei o texto em quatro itens, para torná-lo mais fácil de entender. Eles são: Informações gerais; Os principais motivos pelos quais eu amo Doctor Who; Uma aventura em Londres; e Os spin offs de Doctor Who.

1) Informações gerais
Doctor Who é uma série britânica feita pela BBC. Ela começou a passar em 1963, parou em 1989 e começou de novo em 2005. De acordo com o Guinness Book, é a mais longa série de ficção britânico já feita. Eu a encontrei ao ver um videologger britânico chamado Charlie. Em muitos de seus videologs ele falou tanto e tanto sobre a série, que me deu vontade de ver Doctor Who também.

A série é sobre um viajante do tempo conhecido como "The Doctor". Atualmente, ele tem 905 anos de idade. Ele não é humano, claro. É de uma raça alienígena chamada "Time Lords". A principal característica da raça é não ter só um coração, mas dois. O Doctor costuma viajar com um acompanhante, uma menina bonita e inteligente que o ajuda quando ele precisar. Seu pior inimigo é, sem dúvida, uma raça alienígena chamada "Daleks". Eles se parecem com um polvo com apenas um olho. Os Daleks se protegem em armaduras de robôs. Desde as primeiras aventuras do Doctor, notamos que os Daleks querem exterminar todos que não são um Dalek.

O Doctor viaja em uma nave espacial chamada TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space, em inglês), que pode viajar para qualquer lugar, em qualquer tempo. A TARDIS deveria mudar a sua aparência de acordo com o lugar em que pousa, mas, desde os primeiros episódios, o circuito que é responsável para fazer as mudanças havia quebrado e a nave não muda mais sua aparência. Ela sempre fica parecendo uma caixa de policia dos anos 60. E o melhor de tudo, a TARDIS é viva!

Na nova série, os Daleks começaram uma guerra chamada Time War contra os Time Lords. Eles queriam exterminar o povo de Gallifrey, a espécie do Doctor. Nessa guerra, eles mataram todos os Senhores do Tempo, com exceção do Doctor, que fugiu e, aparentemente, traiu seu povo.

Mas como você acha que Doctor Who sobreviveu todo esse tempo? Quero dizer, o ator do primeiro Doctor não tinha a vida eterna, tinha? Na verdade, os produtores de Doctor Who encontraram uma boa maneira de explicar as mudanças de ator principal: como todos os time Lords, o Doctor pode se regenerar. Todas as vezes que ele está quase morrendo, aparece um novo Doctor. Agora, na série de 2011, iremos assistir a décima primeira encarnação do Doctor, interpretada por Matt Smith.

É engraçado ver como o Doctor mudou conforme o tempo. O primeiro Doctor era um homem velho e chato que costumava deixar as pessoas se virarem por sua própria conta. Ele viajava com sua neta, Susan e seus professores, Barbara e Ian. Tudo o que as meninas queriam fazer era gritar a cada momento e chorar muito. Ian parecia mais com o Doctor atual: inteligente, forte, corajoso. Os nono e décimo Doctor, meus preferidos, eram o oposto do primeiro. Misteriosos, inteligentes, ajudando as pessoas e salvando o mundo. Suas companheiras costumavam ser garotas fortes, sempre prontas para ajudar. Elas consideraram a oportunidade de viajar a outros planetas e épocas uma fuga de seus problemas familiares.

2) Os principais motivos pelos quais eu amo Doctor Who
Doctor Who é uma série maravilhosa em muitos aspectos. As histórias são sempre brilhantes! Quando você pensa que já viu de tudo, sempre há mais para ver. As imagens às vezes são tão bonitas que te tiram o fôlego. A música envolve você de uma maneira que você nem nota. Mas, superando tudo isso, assistir Doctor Who às vezes pode ser melhor para melhorar o seu conhecimento do que assistir a uma aula. Os episódios não mostram apenas ficção, mas a história verdadeira e conhecimento sobre a humanidade. Assistindo ela, aprendi muito sobre história, pintura, sociedade, literatura, geografia e, claro, Inglês. O Doctor já conheceu personagens como a Rainha Victoria, Shakespeare, Charles Dickens, Van Gogh, Winston Churchill, Agatha Christie e muitos outros.

Existem conceitos morais em tudo que o Doctor faz. Ele não perdoa os trapaceiros, mentirosos e desonestos. Ele sempre faz tudo que pode e não pode salvar as pessoas e o mundo, mesmo que isso signifique que ele vai morrer.

3) Uma aventura em Londres
Assistir Doctor Who e The Sarah Jane Adventures é, de certa forma, engraçado, porque às vezes eles mostram lugares e coisas em Londres que eu já vi, como o ônibus de dois andares, as cabines telefonicas, as casas e parques. Por exemplo, há um um episódio de Sarah Jane, quando Luke, Clyde e Rani vão ao British Museum para ver a Mona Lisa pela primeira vez e havia uma grande quantidade de excursões escolares. Quando eu assisti, me lembrei de quando eu estava no hall do museu em busca de uma cadeira de rodas para o meu irmão porque ele machucou o calcanhar pulando na escada e, por causa da dor, o museu era muito grande para ele a visitá-lo caminhando! Ou, em um episódio especial de Doctor Who que mostra uma ladra chamada Lady Christina invadindo a National Gallery, a fim de roubar um diamante. Isso me fez lembrar de quando eu estava lá e parei para ouvir uma professora perguntar para as crianças pequenas "Quem você acha que possui esses quadros? E este museu e essas obras? A Rainha? Eu? A menina logo ali? Não, é de vocês. Cada retrato aqui pertence a vocês. Vocês podem vir aqui sempre que quiserem e ver estas belas pinturas. Se vocês estão tristes ou felizes, ou apenas querem pensar, vocês podem vir aqui ver o que as pessoas pensavam sobre isso." Foi tão lindo! Eu me pergunto se algum dia o Brasil terá algo parecido. Arte para as pessoas, não apenas para aqueles que podem pagar por ela.

4) Os spin-offs de Doctor Who
A série produziu dois spin-offs (séries que são baseadas na série principal): Torchwood e The Sarah Jane Adventures. A primeira é sobre o Instituto Torchwood, fundada pela Rainha Victoria para proteger a Terra de ataques alienígenas. O Instituto sobreviveu até aos nossos dias, e é comandado pelo Capitão Jack Harkness. Cheio de sangue, sexo, violência desnecessária e nada mais que isso, não é diferente de qualquer uma das séries americanas. Eu realmente não gostei.

A segunda é sobre as aventuras de um ex-companheira do Doutor, Sarah Jane, e seu filho, Luke. Luke é um ser humano perfeito criado por aliens chamados Bane. Eles o chamavam de "arquétipo". Ele é mais inteligente, mais forte e mais bonito que a maioria dos seres humanos. Com seus amigos Clyde, Rani e Maria, protegem a Terra de aliens maus e ajudam os bons. Em muitos aspectos, The Sarah Jane Adventures é semelhante a Doctor Who. Em primeiro lugar, em ambas as séries os personagens principais bons não usam armas. Juntos, Sarah Jane e Luke são uma espécie de Doctor: inteligentes, brilhantes, salvando o mundo; Clyde, com suas piadas, se parece com Mickey, um antigo namorado de Rose e Rani ou Maria são como as companheiras do Doctor.

Seja como for, Doctor Who é uma série maravilhosa se você procura algo inteligente e bonito para ver. Dê-lhe uma chance. ;)

Também dêem uma olhada nisso:

Site oficial de Doctor Who, da BBC (em Inglês) www.bbc.co.uk/doctorwho/dw

Para ver notícias e baixar episódios de Doctor Who (em Português) www.universowho.wordpress.com

A Wikia do Doctor (em Inglês) www.tardis.wikia.com/

Assista aos vídeos do Charlie (em Inglês) http://www.youtube.com/user/charlieissocoollike?blend=1&ob=4

Nenhum comentário:

Postar um comentário