terça-feira, 11 de janeiro de 2011

FUVEST 2011 - 2ª Fase: Novas provas, respostas e experiências

Aqueles que acompanham meu blog e leram essa postagem sabem que, no dia 28/11, eu fiz a primeira fase da FUVEST como treineira de Humanas do 1º ano do Ensino Médio. Pois bem, após 22 dias de intensa espera, a lista de aprovados foi divulgada, assim como a nota de corte. Para minha felicidade, lá estava o meu nome, na letra L, com direito à um asterisco indicando que eu não passo de uma treineira. Com 45 pontos, conquistados no primeiro ano, fiz um ponto acima da nota de corte (44)! E o melhor de tudo, faria a prova na minha velha conhecida, a Faculdade de Educação da USP. Me senti totalmente em casa!

Pois bem, mais alguns dias de espera, umas sondagens aqui e ali para saber como meus conhecidos foram na prova, uma arrumação de material (os mesmos lápis, borracha, caneta, documento, ficha de inscrição e lanche, com acréscimo de uma régua que nem sequer usei) e lá estava eu, rumo à sala onde faria as 10 questões de português e a redação do primeiro dia da segunda fase. A primeira coisa que me impressionou foi o número incrível de fotógrafos, encarapitados na escada, posicionados no caminho. Contei mais ou menos cinco, com suas objetivas gigantes apontadas para as nossas caras.

Já na sala, mais uma vez me diverti observando as pessoas, suas caras, roupas, materiais e os sentimentos estampados em suas ações. Por volta das 13 horas, os fiscais deram os avisos de praxe e começou a maratona! Muita água e questões depois, saí, um pouco ressabiada com algumas coisas que chutei, um pouco decepcionada com minha própria dissertação mas feliz de ter cumprido essa etapa.

O segundo dia prometia ser mais corrido que o primeiro, e de fato foi: todas as matérias do Ensino Médio, tirando português, totalizando 20 questões dissertativas. Preferi começar pelo que sabia e pelo que era mais capaz de enrolar: história, geografia e algumas das multidisciplinares. Até umas 16:00 me dediquei a responder as questões com afinco, mas depois disso, passei a inventar. Mesmo assim, deixei umas 3 questões em branco. O fato é que muito do que caiu, ou eu deveria ter tido e não tive por questão de mudança de planejamento da escola/mudança de escola, ou porque tratava-se de matéria do 2º e 3º ano que, obviamente, eu não tive. De qualquer jeito, só a experiência de fazer, valeu.

No terceiro dia me aguardavam 4 questões de Matemática, 4 de História e 4 de Geografia. Só de olhar para as de Matemática, eu sabia que não seria capaz de resolver, pois nunca tinha visto algo daquela forma. De modo que só me restou ver as de História e Geografia que, ao meu ver, apesar de trabalhosas, foram tranquilas de resolver. Ao sair da prova, sentei no tronco caído na frente da faculdade e fiquei. Estava com preguiça de mais até pra voltar para casa. Talvez tenha sido o efeito "ufa, passou", uma vez que, mesmo que eu não tenha feito todas, só o ato de lê-las e pensar nelas já é bem trabalhoso.

Como considerações finais, vem novamente as minhas dicas para os candidatos: leiam os livros, não só o resumo, estejam preparados e, acima de tudo, não se desesperem. Se começarem a desistir das questões sem nem pensar um pouco nelas, de que adianta? Nem se dêem ao trabalho de sair de casa para fazer a prova. Comecem pelo que sabem, pois costuma ser mais rápido e, com um menor cansaço, serão mais capazes de expor direito. Depois partam para o que sabem mais ou menos e, no final, se for o caso, para o que não tem a mínima ideia. Organizem-se para passar todos os rascunhos a limpo dentro do prazo estipulado. Aliás, na dissertação, usem o máximo possível dos excertos. Isso aumenta bastante a sua nota. E, por fim, tomem muita água! Uma pessoa sem minerais não tem energia sequer pra pensar. Boa sorte para todos!

Novos links úteis da FUVEST 2011:

Um comentário:

  1. Eia...
    Mamis arrasando mais uma vez.

    Parabéns por ter passado na primeira fase mama, agora estou ansiosa para saber o que rolou com o resultado da segunda fase.

    Não esquece de contar pra gente.

    ResponderExcluir