quinta-feira, 7 de julho de 2011

Projeto 90DE: 1º e 2º Dia


( Place des Vosges - Fonte: Wikimedia )
02/01/2009 - Chegamos na França (29/11)! Já fizemos alguns passeios. No primeiro dia andamos pelo bairro, vimos uma praça (Square du Temple), fomos à prefeitura do XIIIème e depois voltamos. No segundo dia, também andamos pelo bairro e, à tarde, visitamos a Paris 8. Hoje, vimos a Place des Vosges, visitamos a casa do Vitor Hugo e demos uma passada no Musée Carnavalet. Planejamos visitar o Louvre no domingo, já que no 1º domingo de cada mês a entrada é grátis.

Primeira preciosa dica: se você vai passar bastante tempo no lugar, como nós, alugue uma casa ou apartamento mobiliado. Se você for fazer a soma de hospedagem+transporte+comida pelo tempo que você vai ficar, acaba saindo muito mais em conta. Existem vários sites responsáveis por anunciar essas coisas, é fácil achar. O que nós usamos, se não me engano, é o ApartRental.com. Independentemente de onde você vá ficar (se é hotel, se é casa sua, casa de alguém...), tire algumas horas do primeiro dia pra andar pelos arredores e descobrir tudo o que precisar descobrir: qual é a estação de metrô e o ponto de ônibus mais perto, onde fica o mercado, as lojas de roupas, quais são as atrações ao redor, enfim, tudo e qualquer coisa que possa te ajudar na estadia ali. Como vocês podem ver, basicamente é o que fizemos nos dois primeiros dias.
Nós ficamos em um apartamento na Republique, no XIIIème bem perto do metrô, mas bem longe da universidade onde meus pais fariam o pós-doutorado (Paris 8) e um pouco longe das principais atrações, como os museus e tudo o mais. Portanto, também precisaríamos de transporte. É muito fácil comprar os tickets de metrô nos caixas eletrônicos ou com os caixas "humanos", existem pacotes por dias, semanas, meses, tudo dependendo do que você quer. Também existe a "Carte Orange", que funciona no mesmo esquema. Nós, ao invés, optamos por uma terceira opção, tirar nossa Carte Navigo (na primeira quarta do mês, se não me engano). É grátis e facilmente recarregável, valendo para todas as zonas de Paris. Achei um post interessante sobre as três no Viajante Aleatório.
De qualquer forma, o bom mesmo é que você estude no próprio site da RATP, a companhia de transportes da França. Uma função que existe no site e eu usei à exaustão é o "Plano interativo" (Plan Interactif) onde você seleciona no mapa sua estação de partida e sua estação de chegada e ele te dá o itinerário certinho. Assim, você não corre o risco de se perder nos inúmeros cruzamentos do mapa de papel, mas não dispense ele! Um bom mapa de papel de todas as linhas é pau pra toda obra, porque em Paris, não importa onde você esteja, sempre vai ter um metrô por perto.
Apesar de a linha de metrôs e ônibus da cidade ser impecável e um ótimo método de viajar, nunca dispense o melhor jeito de conhecer Paris: deixar para lá qualquer mapa e simplesmente se perder por aí. Desconfio que foi assim que nós achamos a Place des Vosges e decidimos ver a casa de Vitor Hugo e o Musée Carnavalet, um museu bem interessante sobre a história de Paris. Ainda falando sobre cartões que facilitam a sua vida, existe o Paris Pass que dá acesso grátis a vários museus, pontos turísticos e etc. Eu não experimentei porque é caro e só dá acesso aos pontos mais desejados pelos turistas o que significa que o cartão deixa de fora várias coisas "fora do circuito" que nós visitamos - como a casa de Vitor Hugo e o Musée Carnavalet -, portanto, não valeria o gasto, mas, se alguém usou, deixe como comentário a experiência.
Esses foram nossos dois primeiros dias e as minhas primeiras dicas. O que acharam? Sobre o que gostariam que eu falasse mais? Comida, lugares, dicas práticas sobre transporte, casas etc? Qualquer comentário será bem-vindo!

2 comentários:

  1. Laura, o texto é ótimo, estive em Paris e voltei com vc! Agora, me conta: como vc disponibiliza os links das redes socias no seu blog? Quero fazer isso no meu e no Geppep. abçs,

    ResponderExcluir
  2. Katia, eu vou em Design > Elementos de página. Clico em "Editar" do box "Postagens no blog". Na janela que abrir vai ter a opção "Mostrar botões de compartilhamento", é só selecionar e salvar que vai estar pronto!

    ResponderExcluir