terça-feira, 12 de julho de 2011

Projeto 90DE: 3º e 4º dia

( Fonte: DeviantART )

4/12/2009 - Hoje é o nosso quarto dia em Paris. Ontem nós fomos a um museu interativo chamado Cité. Ele era dividido em matérias: Jardim, Corpo, Cinema, Brincadeiras com água. Tudo era muito organizado! Uma coisa semelhante que visitamos no Brasil era o Catavento Cultural: experiências com ar de brincadeira para ensinar sobre diversos modos de fazer algo (como por exemplo, cinema). Hoje nós fomos ao Museu de História Natural. Lá era separado por focos (Por exemplo, evolução humana). Nós vimos um jardim seco, esqueletos de baleia, animais de plástico, animais empalhados, borboletas, miniaturas de invenções humanas e vídeos.

Já tendo nos arranjado e estabelecido na nossa nova casa temporária e tomado todas as medidas básicas que eu menciono no post do 1° e 2° dia, no 3° dia já estávamos prontos para fazer passeios mais longos e ousados. Se não me engano, procurando em um guia turístico disponível no apartamento, descobrimos e resolvemos visitar o Cité des sciences & de l'industrie ou Cidade das ciências e da indústria em tradução livre. Como dissemos na entrada do diário, é um enorme parque (põe enorme nisso) com diversas seções/exposições/locais, digno de um passeio de dia inteiro - veja o mapa interativo aqui.
Pela manhã, fomos na Cité des enfants - Cidade da Crianças - para crianças de 5 a 12 anos. Eles controlam estritamente a entrada de modo que lá dentro não fique saturado e todos possam ter a sua vez nas inúmeras experiências divertidas que nos ensinaram como várias coisas funcionam, por exemplo, um carro com um fundo azul e uma TV na frente, onde uma câmera te filma e coloca sua imagem na TV, alterando o fundo para alguma paisagem. Também há a cidade para crianças de 2 a 7 anos, que não nos interessou, mas que provavelmente é tão legal quanto essa. Uma versão brasileira, menor mas não menos divertida é o Catavento Cultural, em São Paulo.
Almoçamos em um dos restaurantes do próprio parque, dentro do prédio principal e entramos na exposição Ombres et lumiére (Sombras e luz), ainda em cartaz até o fim de junho de 2012, para quem tiver a oportunidade. Ela explora da mesma maneira curiosa e brincalhona os efeitos de sombra e luz que se pode obter com diferentes tipos de luz e maneiras e iluminação. No site é possível fazer uma espécie de tour virtual que não corresponde à exposição física, mas traz algumas das experiências que tinha lá e vale a pena dar uma olhada (pra ser sincera, eu me diverti muito fuçando no site).
Depois, tivemos energia e tempo para ainda mais uma coisa antes de enfiar-nos novamente no metrô e retornarmos para casa: uma sessão de cinema 3D na Géode, uma tela hemisférica de 1000m² e 26m de diâmetro que nos faz mergulhar dentro do filme. Uma pena que já havíamos visto o mesmo filme em outra ocasião, mas não deixou de ser uma experiência única!
No dia seguinte, como se nossa energia fosse infinita, dedicamos nossa manhã a explorar o Muséum national d'Histoire naturelle. Se quiserem ver o museu inteiro, preparem-se! Ele é realmente ENORME e cheio de informações. Como qualquer outro museu de Paris, é meticulosamente organizado - nesse caso, segundo períodos históricos -, retraçando a história natural desde os primórdios através de painéis e vídeos mas, especialmente, através de animais propriamente ditos, sejam fósseis, esqueletos, animais empalhados ou réplicas. O prédio em si é muito bonito e do lado de fora havia um "Jardim das Plantas" que, infelizmente, por ser inverno, estava em sua maioria seco ou cinzento.
Nós com certeza tivemos muita diversão! E vocês? O que acharam desses lugares? Já visitaram? Querem visitar algum dia? Deixem aqui a sua opinião!

Um comentário:

  1. Estou com preguiça de ler, mas boa iniciativa. Já pensei em fazer isso também kk.

    ResponderExcluir